Análise Integral da Paisagem
Liriane Gonçalves Barbosa
Compreender a produção do espaço geográfico é requer reflexões sobre a relação do homem com o ambiente natural e suas dinâmicas. A atuação direta ou indireta do homem sobre os elementos naturais bióticos e abióticos, motivada por ações culturais, econômicas, medicinais, etc, atrelando a paisagem e seus elementos figurativos a seu espaço de vivência e dominação territorial e simbólica. As espacializações de tais ações ou atividades sobre este ambiente natural (espaço natural) resultam no espaço geográfico (espaço humanizado).
Assim sendo, a produção do espaço geográfico se dá em decorrência da combinação dinâmica das transformações naturais, dinâmicas da natureza, e das mudanças contínuas das sociedades no espaço ao longo do tempo. Ou seja, a partir do momento em que o homem se apropria de um espaço natural com seus elementos e lhe impõe sua cultura com todos seus atributos simbólico-religiosos, econômicos e sociais, transforma-o em espaço humanizado.
E para compreender toda essa dinâmica das relações que se desenvolvem na dimensão espacial social, que é espaço habitado e construído pelo homem é preciso antes, entender a natureza complexa da relação humana com a diversidade física e biológica natural do mundo. E mais ainda, é preciso tomar conhecimento de como funciona a dinâmica dos fenômenos naturais e suas ações sobre o ambiente onde o homem vive e interage com sua cultura e economia.
Nesse sentido, faz se necessário a busca de interfaces que possam contemplar a necessidade, teórica-prática das ações e estudos geográficos em perspectiva analítica integral. Vertentes que contribuam para a compreensão de fatores que lavaram a configuração atual do espaço, sua dinâmica passada e manifestações presentes, bem como as características físicas, químicas e biológicas de fatos, fatores e organismos naturais que interferem e influenciam na forma de organização e