Geoecologia das Paisagens
“A fundamentação teórica e metodológica de qualquer ciência torna-se imprescindível em função do desenvolvimento das pesquisas, facilitando a apreensão dos objetos a serem investigados, pois estes se apresentam tão complexos que poderiam afetar os resultados finais.” (pág.27)
“(...) Quanto ao âmbito teórico-conceitual de uma disciplina científica, desenvolve-se sobre a base das leis ou regulamentos do objeto estudado, determinando-se os procedimentos axiomáticos e os postulados, que sustentados em leis gerais do mundo material, adquirem um caráter científico” (pág. 27)
“(...) Desse modo, define-se como axioma, ao princípio ou sentença clara que não necessita explicação ou demonstração. Sua admissão é necessária para estabelecer uma demonstração e princípio, a base ou fundamento sobre a qual se apoia alguma coisa” (pág. 28)
“Axioma sistêmico: (...) caracterizando-se pela existência de formações inter-relacionadas (...) formam um todo único e integral, que se distingue de seu meio e relaciona-se de nível superior” (pág. 28)
“Axioma hierárquico: o mundo em que vivemos possui uma estrutura hierárquica, na qual os sistemas de nível inferior com propriedades comuns isomórficas refletem as propriedades do sistema de nível superior” (pág. 28)
“Axioma temporal: tudo que observamos atualmente é conseqüência do desenvolvimento daquele fragmento do mundo material que estudamos, sendo só um momento no transcurso do desenvolvimento passado e futuro” (pág. 28)
“Axioma terrestre: todos os fenômenos geográficos (...) a esfera exterior geográfica da Terra, caracterizada por uma estruturação contínua, submete-se a uma diferenciação espacial, na qual a substância viva e a atividade humana desempenham um papel que condiciona em parte a evolução do planeta” (pág. 29)
“Axioma planetário: (...) manifesta-se a diferenciação do espaço na dimensão planetária e as premissas de organização continua dos mesmos.”