A influencia dos métodos científicos na geografia fisica
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A GEOGRAFIA FÍSICA
ALUNO – João Pedro Torres
Resumo III unidade
Referencia :
NUNES, João Osvaldo Rodrigues, A Influencia dos métodos científicos na Geografia Fisica - 2006
A dinâmica da natureza e a sua organização sofrem modificações, em um grau e ritmo nunca antes observado, numa sincronia perversa, resultantes do acirramento das relações sociais de produção do modo capitalista. A compreensão da construção da dialética desse espaço geográfico e suas diferenciações escalares é papel inerente à Geografia.
Nas décadas de 1950-60 havia pouco interesse da comunidade geográfica brasileira, em relação ao estudo dos impactos sócio-ambientais associados ao processo de expansão capitalista. O estudo da dinâmica da natureza era elaborado numa ótica reducionista abandonando ou relegando em segundo plano os elementos indicadores da intervenção humana.
Se, por um lado, historicamente a Geografia pouca ênfase deu às questões epistemológicas, relacionada à discussão dos métodos de interpretação da realidade, por outro, há uma importante contribuição das várias áreas do saber humano, que tornou a Geografia única, com uma visão extremamente abrangente dos fenômenos da natureza e da sociedade, elaborando um quadro onde se tem toda a pluralidade representada.
Todavia, a pouca ênfase dada às questões teóricas no âmbito da Geografia Física, influenciou na pouca integração com a Geografia Humana, principalmente na compreensão da organização e transformações do espaço geográfico, o que gerou uma compartimentação dos estudos da natureza, privilegiando a dicotomia físico/humano (AMORIM; NUNES, 2006).
A unificação das ciências ocorre a partir da articulação dos conceitos fundamentais, no caso da Geografia de tempo e espaço, em que Leff (2002) afirma que esta busca deve ser iniciada no campo teórico.
Neste sentido, a influência do neopositivismo, gerou uma valorização do espaço em detrimento do tempo,