A dimensão religiosa – análise e compreensão da experiência religiosa
3.3. A dimensão religiosa – Análise e compreensão da experiência religiosa
RELIGIÃO
1. A religião é a crença na existência de uma dimensão ontologicamente transcendente, sobrenatural, com a qual se deve estabelecer uma relação de devoçãoatravés de um conjunto de procedimentos (rezas, cerimónias, etc.). Embora a religião tenha características comportamentais, afectivas e cognitivas, predominam as características afectivas, relacionadas com os sentimentos, com a fé. A palavra “religião” provém do verbo latino religare (ligar, juntar, unir), o que está relacionado com um dos aspectos fundamentais da religião: a união entre o homem e o divino.
2. A religião é uma forma de idealismo objectivo. O dualismo religioso considera que há duas dimensões do real: uma dimensão transcendente, absoluta, espiritual, sobrenatural, divina, primária e superior e uma dimensão imanente, terrena, relativa, material, natural, subordinada e inferior. A dimensão transcendente é vista como a dimensão que confere sentido à dimensão imanente.
3. A dimensão transcendente é frequentemente (embora não obrigatoriamente) vista como uma dimensão povoada por deuses (politeísmo) ou um deus (monoteísmo).
4. Na dimensão imanente haveria elementos que teriam uma relação directa com a dimensão transcendente, que serviriam de representação, de elos de ligação com ela. Estes elementos (objectos, pessoas, datas, etc.) são considerados sagrados. Os elementos da realidade terrena que não têm uma ligação directa com a dimensão transcendente são considerados profanos.
5. As religiões podem ser tribais, nacionais (predominantemente politeístas) oumundiais (predominantemente monoteístas). Estas últimas têm geralmente e estruturas eclesiásticas formais hierarquizadas que regulam e validam os aspectos doutrinários e comportamentais da religião. TIPOS DE RELIGIÕES * Religiões Tribais
Geralmente designadas