a dificuldade de empreender no brasil
Todos nos sabemos da complicação que é passar pelo burocracia do DETRAN, do TRE, entre outros órgãos. Pensamos nisso com olhares cansados só de lembrar da ladainha que é. O importante de se lembrar é que essa enrolação atrapalha tremendamente o Brasil a se desenvolver. Neste caso, falamos da abertura de novas empresas e de como desestimulante o processo é. Empresas startups e vindas do exterior são fontes de potencial capital e de desenvolvimento do país. Se o processo para a abertura dessas empresas é complicado demais, muitos investidores preferem investir em outros países.
Pesquisando o tempo gasto e o custo de abrir novas empresas, vejo que o Brasil está muito atrás dos países mais desenvolvidos. Nos Estados Unidos, uma empresa é criada em 4 dias e com conta bancária já incluída. Já na Inglaterra, o processo é ainda mais simples, necessitando somente de 40 minutos (processo feito pela internet) e 40 libras. Hoje, no Brasil, o preço de se criar uma empresas viária entre R$1278 e R$ 3597 e o tempo pode levar de 3 meses até 1 ano, dependendo da persistência da pessoa. No Brasil precisa-se até contratar um advogado e um contador.
Os passos para abrir uma empresa no Brasil são:
1- consulta da viabilidade de localização
2- elaborar o contrato social da empresa (procurar um advogado)
3- registar a empresa na Junta Comercial
4- obter o CNPJ
5- receber o alvará do corpo de bombeiros
6- obter o alvará de funcionamento da prefeitura
7- inscrever sua empresa no cadastro dos contribuintes da Secretaria da Fazenda
8- regularizar a empresa na Vigilância Sanitária
9- obter licenciamento ambiental
10- finalmente abrir a empresa
Estudos comprovam que o tempo pra se abrir uma empresa no Brasil foi deduzido em até 20%, porém continua por volta de 120 dias.1A burocracia no Brasil é tão alta que, no ranking global, que inclui 183 países, o Brasil está em 179º. Comparado com os outros componentes dos BRICs, temos Índia com