Dificuldades Para Se Empreender No Brasil
Empreender por si só já não é tarefa fácil, se de um lado vem à ideia inovadora de um candidato que pretende ter seu próprio negocio e para isso teve que buscar informações de mercado e fez um planejamento financeiro, de outro vem à questão do país que nem sempre oferece condições favoráveis para se empreender.
O Estadão PME ouviu grandes empresários, que ajudaram a analisar a situação atual do Brasil e também a projetar um cenário futuro.
Luiza Trajano, dona da rede Magazine Luiza diz que uma das principais dificuldades de se empreender no Brasil é a obtenção de crédito, “Temos de avançar em desburocratização e facilitação de crédito” diz a empresária.
Já a empresaria de gestão de varejo Joseane Gomes diz que um dos principais problemas é a falta de planejamento e a falta de estudo no segmento em que o empreendedor deseja atuar.
Para Paulo Bellini, fundador da fabricante de ônibus Marcopolo, ainda é muito difícil abrir uma empresa no Brasil, essas dificuldades vem associada a faltas de politicas de incentivo e facilidades para novos negócios são impeditivos ao avanço do mercado.
“Largar o salário para se arriscar em uma empreitada que requer investimento e que não tem receita nos primeiros meses, sem duvida, é um desafio”, diz Lucas Moreira consultor especialista em franquias. As barreiras são muitas conforme o apresentado, tem que ter não só capital e conhecimento para se arriscar a ser um empreendedor tem que passar pelas tantas dificuldades impostas pelo país, que no caso do Brasil um dos países com maiores impostos no mundo.