A diferença entre inteligência competitiva e gestão do conhecimento
A Inteligência Competitiva está direcionada a competência proveniente do meio de fora da organização.
A Inteligência Competitiva é um método da Gestão do Conhecimento, sendo que, a Gestão do Conhecimento frisa o fundamento intelectual na organização e a Inteligência Competitiva frisa as habilidades da organização.
No meu entendimento a Inteligência Competitiva é uma espécie de ato em grupo de sistemas; Que procura entender as formas de se conduzir os negócios; Da maneira de analisar; Das informações úteis para tomada de decisões nas organizações e defender o conhecimento criado.
É um método pró-ativo que direciona à melhor tomada de decisão, seja ela de habilidades ou de fundamentos.
O real propósito da Inteligência Competitiva é juntar valor à informação, visando a evolução.
A Inteligência Competitiva é um sistema correto, porque nenhum sistema de inteligência competitiva deve se regular em ações erradas, e não ser organizado, regrado e determinar a importância.
Deve-se reconhecer, coletar, verificar e propagar a informação para a organização tornando viável seu uso em tomada de decisões. O cuidado não é em certificar o que aconteceu e sim, busca ajudar no reconhecimento de mercados e capacidade.
A globalização e os progressos tecnológicos estão causando alterações regulares na organização e dificultando a tomada de decisão. Com o mercado cada vez mais disputado, as organizações precisam de instrumentos aptos de ajudá-los neste meio de receio organizacional. A Inteligência Competitiva é hoje, uma dessas ferramentas de apoio