A dieta do palhaço
BERNARDO ANDERSON GUERRA
CASO MCDONALD´S
Estudo de Caso
São Paulo
2015
1. Objetivo
À partir do modelo apresentado abaixo, a proposta do trabalho é fazer uma análise do caso McDonald´s de modo a gerar um diagnóstico, e uma proposta de plano de ação para atuação nos pontos identificados como necessários mediante a respectiva análise do caso.
2. Análise do Ambiente Externo
2.1. Senso de Propósito
2.1.1. Missão
Oferecer lanches de qualidade, com serviço rápido e cortês, num ambiente limpo.
2.1.2. Visão
Manter a liderança, atendendo as novas tendências do mercado.
2.1.3. Valores
Padronização, limpeza, serviços e valor competitivo.
2.2. Tendências
O aumento da procura por alimentações mais saudáveis e naturais.
2.3. Micro Ambiente Operacional
O risco no micro ambiente Operacional, está relacionado a entrada de novos concorrentes, com a entrada de empresas no segmento de alimentação mais saudável e natural.
2.4. Macro Ambiente
Há impacto no ambiente Social/Cultural, pois há uma mudança de cultura, em busca de uma vida mais saudável, que irá propor uma demanda por alimentações mais saudáveis.
2.5. 5 forças de Poter
Analisando as 5 forças de Porter, o que gera mais risco, segundo o estudo de caso, é a “ameaça de produtos substitutos”, com base na análise abaixo:
Ameaça de novos entrantes: Não há, pois já é uma marca sólida, sendo a maior empresa de serviço rápido de alimentação.
Poder de barganha dos fornecedores: Não há, pois o McDonald`s não negocia preços, e tem a estratégia de passar aos seus consumidores os ganhos obtidos, inclusive na negociação com os fornecedores.
Ameaça de produtos substitutos: A o crescimento da demanda por consequência da busca por produtos mais saudáveis e naturais, traz um risco de novos entrantes
Poder de barganha de clientes: Não há um risco, pois o McDonalds tem como missão, ter preços competitivos, que mantém uma competição sustentável, evitando o risco de barganha dos clientes,