viticultura de precisao
JAQUELINE PEÇANHA CARDOSO
ROGERIO DA ROSA ARGILES
WELLYNTHON MACHADO DA CUNHA
VITICULTURA DE PRECISÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Práticas Enológicas I, do Curso de Enologia da Universidade Federal do Pampa campus Dom Pedrito.
Professor: Dr. Marcos Gabbardo
Dom Pedrito
2013
INTRODUÇÃO
A produção de uvas viníferas de boa qualidade depende de vários fatores, como clima favorável, solo de boas estrutura e textura, adaptação da variedade ao terroir em que está inserida e o manejo das plantas. O manejo do vinhedo pode ser considerado um dos fatores de maior importância, já que com este é possível evitar algumas moléstias no campo, controlar a produtividade por planta, aumentar a disponibilidade de luz às videiras, entre outras coisas que se podem alterar em um parreiral.
Tendo em vista a importância de produzir uvas de qualidade e, posteriormente, vinhos de alta gama, com boa colocação no mercado e aceitáveis por parte dos consumidores, a vitivinicultura se torna cada vez mais um ramo de grande importância no cenário econômico de diversas regiões, fazendo com que os produtores busquem as melhores alternativas para o cultivo e a elaboração de seus produtos.
Porém, muitas vezes o produtor não possui as informações mais fidedignas sobre as terras onde está implantado o vinhedo e sobre as mudas e as plantas em geral, pelo possível alto custo de uma pesquisa mais específica. Geralmente, fazem-se estudos de solo a fim de que se conheça a disponibilidade de macro e micronutrientes, o acompanhamento a campo das mudas a serem plantadas no parreiral, a identificação de videiras atacadas por alguma moléstia e/ou mais susceptíveis a algum patógeno, sendo estes mais simples e menos onerosos.
A viticultura de precisão (VP) é uma prática que surge como uma ferramenta para potencializar a produção de uvas nos dias atuais, nos quais se faz necessário empregar as melhores técnicas de manejo nas plantas e no solo, onde se estuda as áreas mais