A DETERMINAÇÃO DO CALOR ESPECÍFICO ( CAPACIDADE TÉRMICA MÁSSICA) DE UM SÓLIDO.
11 de Dezembro de 2014
Disciplina: Física Experimental II Licenciatura em Física 4° período
INTRODUÇÃO
Capacidade térmica ou capacidade calorífica é uma grandeza física que determina a variação térmica de um corpo ao receber determinada quantidade de calor. O valor da capacidade térmica é correspondente à quantidade de calor necessária para elevar a temperatura do corpo em uma unidade de variação de temperatura. O calor específico é uma grandeza física que define a variação térmica de determinada substância ao receber determinada quantidade de calor. Também é chamado de capacidade térmica mássica. É constante para cada substância em cada estado físico. Pode-se dizer que o calor específico caracteriza uma substância em determinado estado físico.
A capacidade térmica caracteriza o corpo, enquanto que o calor específico caracteriza a substância que o constitui. Dois corpos de massas e de substâncias diferentes podem possuir a mesma capacidade térmica. Dois corpos de massas diferentes e de mesma substância possuem capacidades térmicas diferentes, mas o mesmo calor específico.
Estas grandezas estão também relacionadas com as interações intermoleculares, a estabilidade de uma fase, a condutividade térmica e a capacidade de armazenar energia. Por definição o calor especifico © : unidade de medida internacional: cal/ (g, °C ) c = Q/ ( mΔѳ)
Numericamente o calor específico significa a quantidade de calor que deve ser ministrada a uma massa da substância para elevar a temperatura de 1°C. Podemos dizer que o calor especifico é constante para cada substância em cada estado físico.
MATERIAL UTILIZADO:
01 Calorímetro com agitador e equivalente em água conhecido , me =_______ g;
01 Termômetro de -10 a 110 ° C;
01 Tripé delta com haste e sapatas niveladoras;
01 Mufa dupla a 90 graus;
01 Pinça com cabo;
01 Anel de ferro com mufa;
01 Tela para aquecimento;