Manutenção
Secagem de transformadores/ tratamento de óleo
A falha de um transformador de potência pode prejudicar a segurança de alimentação de outras áreas, e apenas em casos mais raros é possível usar por pouco tempo um transformador avariado. Esta problemática permite deduzir os requisitos em termos de medidas para aumentar a vida útil destes componentes chave na rede elétrica. A operação de transformadores mais antigos acarreta um risco ainda maior quando o seu sistema de isolamento, que entretanto ficou úmido, não é secado. O crescente teor de água no isolamento de matéria sólida do sistema de isolamento óleo-papel acelera o processo químico de envelhecimento. A resistência mecânica deste sistema fica menor e o transformador fica consequentemente mais sujeito a esforços mecânicos, como acontece por exemplo nos curto-circuitos da rede. Hoje em dia utilizam-se predominantemente dois processos:
Secagem de vácuo com técnica de baixa frequência (LFH)
Este processo para secar o isolamento de matéria sólida é uma combinação da secagem de vácuo com o aquecimento de baixa frequência dos enrolamentos. O aquecimento da peça ativa é efetuado pelo aquecimento do óleo por meio de um sistema de tratamento de óleo e alimentação simultânea nos enrolamentos de sobretensão com uma corrente de baixa frequência (< 1 Hz) no enrolamento de subtensão curto-circuitado.
Técnica Vapour Phase
Este processo contém a secagem atualmente mais eficaz da peça ativa de transformadores de potência. Todo o processo de secagem é realizado numa concepção especial do sistema sob vácuo e por meio de um solvente. Aqui devem ter em conta essencialmente as associações entre vácuo, pressão de vapor e temperatura.
Óleo isolante
Os óleos isolantes, também conhecidos como óleos de transformador, são fluidos, estáveis a alta temperatura, dotado de elevadas características