fla-o q é a Sociologia
Ano Lectivo 2014-2015
Referência Bibliográfica
COSTA, António Firmino da (2001), Sociologia, Lisboa, Difusão Cultural (3ª ed.), pp 13-28
Problemática
A Sociologia pela sua recente existência em Portugal faz ainda parte do universo do desconhecido da grande maioria das pessoas. O autor exemplifica as diferenças perante outras ciências e evidencia o carácter único desta ciência quer pelo seu objecto de estudo quer pela maneira como exerce a sua análise e investigação científica referindo ainda os diversos meios que dispõe para tal. A percepção sociológica é composta pelo constante questionamento do que faz parte da sociedade e de nós enquanto indivíduos e que é dado como aceite e adquirido normalmente inquestionável.
Conceitos
Singularidade e Complexidade da Sociologia; Institucionalização da Sociologia; Familiaridade e Visibilidade Social; Reflexibilidade e Perspectiva Sociológica; Instrumentos e Métodos Sociológicos; Acção Sociológica.
Proposições
Neste Capítulo o autor, António Firmino da Costa, dá a conhecer a Sociologia enquanto ciência social que é. Através da comparação do reconhecimento Social que as diversas ciências possuem verifica-se um grande desconhecimento generalizado acerca do que a Sociologia estuda e o que os Sociólogos estudam.
É importante analisar temporalmente a presença da Sociologia em Portugal. O autor refere que só depois da queda do regime em 25 de Abril de 1974 esta ciência social passou a ser leccionada sendo bastante recente a sua existência académica e estudos realizados. O ensino académico, criação de centros de investigação, participação em estudos internacionais, criação da Associação Portuguesa de Sociologia, presença na opinião publica, contribuíram para uma crescente “visibilidade social” como ciência possuidora de conhecimentos válidos que acrescentam algo factual.
António Firmino da Costa indica a “familiaridade social” de cada ciência como uma das