A determinação da velocidade de lançamento horizontal de um projétil pela conservação da energia
Iniciou-se com o nivelamento e medição das alturas no tripé, a marcação do ponto sob o prumo do tripé, a aferição da balança e medição da massa da esfera e a utilização do paquímetro para medição do diâmetro da esfera.
Foram realizados cinco lançamentos da altura de 60 mm, com a esfera de aço.
Foi calculada a incerteza por meio de compasso demarcando a circunferência onde ocorreram os impactos da esfera no papel, calculando seu centroide para obtenção da distância média do lançamento.
DADOS COLHIDOS NO EXPERIMENTO
Alturas:
h: 60 mm
h’: 555 mm ± 0,5 mm
h”: 487 mm + 8 mm = 495 mm ± 0,5 mm
Tabela 1 – Dados da esfera
Material
Diâmetro (mm)
Raio (mm)
Massa (g)
Esfera de aço
16 ±0,05
8 ± 0,05
16,21 ± 0,01
Tabela 2 – Alcance horizontal
Marca na escala da rampa (mm)
Alcance horizontal médio (mm)
Incerteza (mm)
60
252,5
±4,0
QUESTIONÁRIO INICIAL
Utilizando os fundamentos teóricos anteriores e consultando livros didáticos, conceitue:
- Corpo rígido:
O corpo rígido é um sistema constituído de partículas agregadas de um modo tal que a distância entre as várias partes que constituem o corpo não varia.
- Sistema isolado:
Um sistema isolado, em física, é um sistema que não troca nem matéria e nem energia com o ambiente, sendo delimitado por uma fronteira completamente restritiva à troca de matéria, à variação de volume, e ao calor. Não existe nenhum sistema prático conhecido que satisfaça com absoluta precisão estas condições, mas, na prática, consegue-se muito boas aproximações para os mesmos.
- Movimento translacional:
O movimento de translação corresponde ao movimento de um corpo em que todas as partículas que o constituem descrevem, no mesmo intervalo de tempo, trajetórias paralelas e mesma velocidade. Para analisar seu movimento, podemos aplicar as equações do movimento retilíneo uniforme e também as equações do movimento retilíneo uniformemente variado.
Neste