Albert Friesen, Cuidando do Ser
O Aconselhamento pastoral deve favorecer expressão e liberação de fortes sentimentos que se criam em torno de uma situação conflituosa - levar os cônjuges a se comunicarem, expressando os seus sentimentos.
Elaboração do fato de que o ajuste no casamento demanda tempo - os resultados não serão automáticos e nem de fácil execução, trata-se de um processo para ajudar o desenvolvimento de uma nova identidade matrimonial.
O autoconhecimento é imprescindível para uma interação matrimonial saudável e eficaz - o alvo do aconselhamento é levar cada um a conhecer a si mesmo e ajustar os sentimentos, as suas próprias atitudes, as suas capacidades e motivos, aos seus próprios impulsos e fraquezas. E importante analisar os modelos de conduta da família de origem, naquilo que foram inadequado ou insuficiente, para não serem repetidos na relação.
Conhecer o seu cônjuge também é imprescindível - conhecer o cônjuge têm o objetivo de sair da própria pele e se esforçar para compreender as motivações mais profundas de ser e