Relatorio Fisica Experimental 2 1
EXPERIMENTO: COM PÊNDULO BALÍSTICO.
Docente: Prof. Dr. Marcos Vinicius Orguen Gouvêa.
Discentes:
Moises Melo;
Joaquim Neto;
Thyago Wellington;
Thiago Rodrigues;
Renam Weverton Cordeiro.
Belém - PA.
Maio de 2015.
I – INTRODUÇÃO
A velocidade de projetil de massa m pode ser determinado, através de um dispositivo chamado Pêndulo Balístico. Esse dispositivo é composto por um bloco de massa M que se encontra suspenso por dois fios de massa desprezível. O projetil de massa m e velocidade v, proveniente de um disparo na horizontal, irá alojar no bloco fazendo com que o conjunto seja elevado até uma determinada altura máxima h.
Função: Estudo da determinação do alcance e sua incerteza em lançamento horizontal de projétil. O alcance e a velocidade de lançamento em disparo a 45 graus. O alcance em função do ângulo de lançamento, mantendo constante a velocidade inicial. A trajetória bidimensional de um lançamento oblíquo. A conservação da energia mecânica num lançamento a 45 graus. A determinação da velocidade inicial de um projétil, considerando a quantidade de movimento linear, pêndulo balístico. A velocidade inicial de um projétil considerando a quantidade de movimento angular, com pêndulo balístico. Determinação do momento de inércia pelo período de oscilação do pêndulo Balístico Mais Esfera.
Áreas de Ação: Física Clássica - Mecânica Clássica: Mecânica dos Sólidos /
Cinemática e Dinâmica.
Níveis de Ensino: Ensino Médio, Escola Técnica, Graduação e Pós-Graduação em Física Engenharia e Arquitetura.
II – OBJETIVOS
Através de experimento efetuado no laboratório e com ajuda do professor Marcos
Vinicius usamos o Pendulo Balístico como mostra na figura 01 e uma esfera de aço como mostra na figura 02 e com os dados coletados e tendo conhecimento do aporte teórico o principal objetivo além de aprender a manipular o equipamento e pra que fins possa ser utilizado é calcular a velocidade da esfera de aço após sair do repouso.
Figura 01