1 Relatorio de Fisica experimental 2
1° Semestre 2014
1. Objetivos
O presente trabalho tem como objetivos, que os alunos aprendam detalhes práticos e básicos do funcionamento de um multímetro; medição de corrente e tensão de circuitos propostos; determinar resistência elétrica ultizado a lei de ohm e comparar com medições com ohmimetro.
2. Introdução
2.1 Multímetro
O multímetro ou Multitestes é o principal instrumento de teste e reparo de circuitos eletrônicos. Consiste basicamente de um galvanômetro, ligado a uma chave seletora, uma bateria e vários componentes eletrônicos internos.
Pode ser utilizado, basicamente, como amperímetro, ohmímetro ou voltímetro. Os multímetros com galvanômetro são chamados de multímetros analógicos, em oposição aos multímetros digitais, que possuem um mostrador de cristal líquido como mostrado na figura 1.
Figura 1: foto de um multímetro digital
2.2 Voltimetro
O voltímetro é um aparelho que realiza medições de tensão elétrica em um circuito, geralmente usando a unidade volt. A figura 2 mostra o voltímetro em paralelo no circuito representado.
Figura 2: representação do voltímetro e do circuito interno
Utilizando a Lei de Ohm temos no voltímetro:
(1)
Sendo, Rm a resitência interna do Galvanômetro e Rs a resistência colocada no circuito. It corresponde a corrente total. Vx corresponde à tensão do circuito.
Portanto a corrente total será:
(2)
2.3 Amperímetro
O amperímetro é um instrumento utilizado para fazer a medida da intensidade no fluxo da corrente elétrica que passa através da sessão transversal de um condutor, devendo ser colocado em série com o circuito, onde a unidade usada é o Ampère.
Figura 3: representação do amperímetro e do circuito interno
Utilizando a Lei das malhas (Lei de Kirchhoff) no circuito temos:
(3)
Como , (4)
Onde, =corrente total no circuito;
= corrente máxima do amperímetro;
= corrente shunt; (explicar)
Substituindo (4) em (3) temos: