A desindustrialização no Brasil
O artigo do Wilson Cano sobre a desindustrialização é bem enfático e elaborado, começa a abordar o que é desenvolvimento nesse ponto concordo com o mesmo: Desenvolvimento é o longo processo de crescimento econômico, com elevado aumento da produtividade média, sem o qual o excedente não cresce o bastante para acelerar a taxa de crescimento.
Quando dissemos que um país alcançou esse desenvolvimento existe, indicadores que apontam o fato, esses indicadores são usados mundialmente, como: renda per capita, PIB com menos participação do setor agrícola entre outros indicadores.
Wilson aponta que um país em desenvolvimentos tem que ultrapassar a produção de bens duráveis de consumo e do simples beneficiamento de produtos primários partindo para indústrias bens de capital.
O Brasil estava encaminhando bem nesse processo de industrialização na década de 70 o Brasil possuía 33% do PIB representada por esse tipo de indústria. Já em 2011 o Brasil contava com apenas 14,6 % de seu PIB representada por indústrias de transformações.
Digamos que a década de 80 não caiu bem para o Brasil, foi um período conflitante com políticas neoliberais.
O que causo essa desindustrialização no BRASIL?
• Perda da competitividade internacional da indústria nacional perante outros países
• Proteção das indústrias nacionais ocasionando redução de investimentos da concorrência internacional.
• Taxa de juros abusivos
• Investimento estrangeiro
• Desaquecimento da economia mundial
O Brasil perdeu competitividade produtiva, muitas industrias internacionais migraram para a China em busca de trabalho barato e câmbio desvalorizado e alto.
O PIB brasileiro em 2013 so
i