A desconstrução do preconceito linguístico
A desconstrução do Preconceito Linguístico
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção do título de graduado em Letras.
Orientador: Marcelo Silveira
Tutor Eletrônico: Adriana Borges de Morais Gaiotto
Tutor de Sala: Janaina Protázio Amorim
Unidade: Arapiraca
Arapiraca
2010
Dedico este trabalho a Deus, Ser Supremo, razão da nossa existência, pela inteligência com a qual somos dotados, para superarmos os desafios impostos pela vida.
Agradecemos a Ti, Pai Supremo, que nos impregnastes com teus infinitos dons e que, com teu imenso amor e bondade, nos levastes pelas mãos, como filhos que somos, ao longo de nossa jornada.
"A sabedoria, fonte de felicidade neste mundo e na eternidade" (Provérbios).
agradecimentos
A Deus, que nos momentos de desânimo e tristeza mim abençoou com a sua verdade e mim deu coragem para chegar ao fim de mais uma etapa de minha vida acadêmica.
Aos tutores presenciais e eletrônicos, Janaina Protázio Amorim e Mirian Libânio Paterno, pela disponibilidade, compreensão e incentivo com que conduziu a orientação deste trabalho, sempre com o intuito de mantê-lo em perfeita sintonia com o seu verdadeiro propósito.
Aos meus amigos e familiares, em especial minha mãe e minha irmã Ana Lúcia Rocha Santos que mim fortaleceram em sua compreensão ajuda e carinho.
A língua é o que é, e não o que poderia ou ‘deveria’ ser: ela é como a fizeram e fazem os que a falam e falam.
CELSO PEDRO LUFT
SANTOS, Luiz Roberto Rocha. A desconstrução do Preconceito Lingüístico. 2010. 35 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) – Sistema de Ensino Presencial Conectado, Universidade Norte do Paraná, Arapiraca-AL, 2010.
RESUMO
Esta monografia tem como objetivo relatar sobre a historicidade da linguagem, mostrando alguns aspectos