Estudo
uvb
Aula Nº 13 – Endividamento
Objetivos desta Aula
Para administrar o capital de giro da empresa, é necessário prestar atenção ao seu endividamento de curto e de longo prazo, pois a empresa pode ter boa situação financeira, hoje, mas estar comprometida no futuro por altos empréstimos de longo prazo. O objetivo desta aula é complementar as informações da aula anterior, dando condições de fazer uma boa administração dos recursos financeiros da empresa, equilibrando liquidez e rentabilidade. Tenha uma ótima aula!
Introdução
Para efeito didático, estamos individualizando as explicações de cada índice, no entanto eles ganham maior significado quando analisados em conjunto. O endividamento, por exemplo, é parte integrante da liquidez da empresa e, muitas vezes, é o foco inicial da situação de rentabilidade futura. Os índices de endividamento relacionam as origens de recursos entre si, retratando a posição entre capital próprio e capital de terceiros. Indicam o grau de dependência da empresa em relação ao capital de terceiros.
Representa quanto a empresa tomou de recursos de terceiros para cada real de capital próprio.
Faculdade On-Line UVB
107
Aula 13 - Endividamento
1. Grau de Endividamento
Matemática Financeira
Anotações do Aluno
uvb
Cálculo: I.E. = Capital de Terceiros x 100 Patrimônio Líquido Lembrando que: Capital de Terceiros: fonte de recursos originados de agentes que não são sócios da empresa, sendo representado no Balanço Patrimonial pelo Passivo Exigível (curto e longo prazo). Patrimônio Líquido: fonte de recursos originados pelo Capital Próprio (sócios da empresa). Relação entre dívidas com terceiros (empréstimos ou fornecedores) e o patrimônio líquido (capital próprio). Mostra a estrutura de capital da companhia, do ponto de vista de nível de endividamento. Em atividades estáveis, pode haver maior nível de endividamento, porque há capacidade de prever o fluxo de geração de recursos. Nas instáveis, há