A Dengue Um Dos Principais Problemas De Sa De P Blica No Mundo
O surgimento da dengue foi favorecido pela ocupação urbana desordenada, ausência de saneamento, do aumento da produção e consequentemente do uso indiscriminado de embalagens descartáveis e pneus, inadequadas coletas e destinos do lixo, da degradação do meio ambiente, das condições habitacionais, de práticas e culturas de famílias e comunidades sobre a existência de focos e do modo de transmissão, da capacidade de adaptação do vetor às novas condições, etc. A dengue não possui uma única causa, apresenta um contexto complexo, isto é, um conjunto de elementos sociais e ambientais que favorecem a transmissão dos mosquitos. Epidemias de dengue determinam uma importante carga aos serviços de saúde e à economia dos países, apesar de poucos estudos existentes sobre o tema. Em decorrência disto, o controle da doença demanda a elaboração e implementação de soluções integradas que levem em conta os componentes ambientais, sociais, culturais, econômicos e que envolvam os diversos fatores sociais, populações locais, pesquisadores e gestores de diversas áreas.
O cenário atual de aumento de casos demonstra a vulnerabilidade da sociedade brasileira e do setor saúde no enfrentamento das epidemias de dengue. A sustentabilidade desse quadro exige a continuidade dos esforços pelas três esferas de governo, além do comprometimento de outros setores externos ao setor saúde.
MEDIDAS PREVENTIVAS
Organizar as ações de prevenção e controle da dengue, classificando riscos no monitoramento feito por profissionais, o que ensejará na autuação no individuo irregular;
Acionar vigilância