infla o da demanda
Reposta: O efeito imediato de uma injeção de moeda é criar um excesso de oferta de moeda. Antes da injeção, a economia estava em equilíbrio como mostra a figura abaixo. Há um equilíbrio no nível de preços, determinado pela oferta e demanda de moeda.
A decisão do BC de enviar a mesma quantidade de moeda para todas as pessoas de um país, de forma inesperada, pode ser catalogada como uma injeção de moeda. Como pode ser observado, no gráfico abaixo, no curto prazo há um excesso de oferta de moeda, que provoca um aumento na oferta da moeda de OM1 para OM2, e reduz a taxa de equilíbrio de r1 para r2. Como a taxa de juros é o custo dos empréstimos, a queda na taxa de juros aumenta a quantidade de bens e serviços a um nível de preços dado, de Y1 para Y2. Portanto, no gráfico (b), abaixo, a curva de demanda agregada desloca-se para a direita de
DA1 para DA2.
A injeção de moeda, no longo prazo provoca: aumento na oferta de moeda, diminuição do valor da moeda e aumento no nível de preços, como observado na figura abaixo. A injeção monetária desloca a curva da oferta para a direita, de OM1 para OM2 e o equilíbrio se move de ponto A para o ponto B. Como resultado, o valor da moeda diminui de ½ para ¼ e o nível de preços de equilíbrio aumenta de 2 para 4.