Infla o Cr nica 2
O imposto inflacionário de um país em Déficit Orçamentário
Na verdade o imposto é apenas um dos vários tributos que formam o sistema nacional tributário. É uma forma do Governo arrecadar sem risco de sonegação e sem limite de alíquota.
Esse imposto não é estudado no campo, mas sim na Ciência Econômica, ela surge no país que esta com Déficiti Orçamentário que sofre com a inflação.
Pode ser verificado, quando o país com Déficit sem reserva de moedas estrangeiras através “SWAPS” cambiais.
Se um país intervir tentando fixar a taxa, o Banco Central se desfaz da moeda estrangeira no “mercado” fazendo que o preço caia, assim valorizando o preço da moeda nacional.
Com isso o país não consegue intervir na troca da moeda. Mas se o país tiver déficit ele terá que produzir mais moeda para pagar a conta, com isso desvalorizar a moeda nacional, “causando uma forte e rápida inflação associada” e vendo uma apreciação da moeda estrangeira.
“Ou seja, uma maneira invisível de pegar o dinheiro do povo, transferindo para o Governo para pagar suas contas. Assim chamando “imposto inflacionário”
Ou seja, em 2009 o governo estimula a demanda por uma concessão de crédito para injetar dinheiro na economia, assim elevando os gastos e também aumentando a divida pública.
Sem recursos para manter os títulos crescente no mercado, porque o superávit Primário esta caindo nos últimos anos, mesmo com as “pedaladas fiscais” ,por isso estipulou uma meta de “1,2%” do PIB para superávit primário, que seja alcançada por um ajuste fiscal. http://www.institutoliberal.org.br/blog/por-que-o-imposto-inflacionario-vem-crescendo-tanto-no-brasil/ file:///C:/Documents%20and%20Settings/Usuario/Meus%20documentos/Downloads/infla%C3%A7ao%20cr%C3%B4nica.htm