A Dengue Biologia
Biologia
Pesquisa sobre a Dengue
Guilherme Cardoso B. da Silva
Dylan Tedesco da Silva
Matheus de Quadros Gregório
Victor Leandro
Renato Antonio Valdevino Profª: Rosangela
24/02/2014
São Paulo - SP
Índice
Introdução 3
Origem da Dengue 4
Sinais e Sintomas 5
O Vírus 5.1
Transmissão 6
Prevenção 7
Conclusão 8
Bibliografia 9
Anexos 10
Introdução
A dengue é a mais importante das arboviroses, transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti. A transmissão ocorre de forma endêmica em mais de 100 países, onde cerca de 80 milhões de pessoas contraem a doença anualmente.
Origem da Dengue
O vírus da dengue, provavelmente, se originou de vírus que circulavam em primatas na proximidade da península da Malásia. O crescimento populacional aproximou as habitações da região à selva e, assim, mosquitos transmitiram vírus ancestrais dos primatas aos humanos que, após mutações, originaram nossos quatro diferentes tipos de vírus da dengue.
O primeiro registro de um caso de dengue está provável em uma enciclopédia médica chinesa a partir da Dinastia Jin (265-420), que se referia a um "veneno da água" associado com os insetos voadores. O principal vetor, A. aegypti, se espalhou para fora da África durante os séculos 15 a 19 séculos, em parte devido ao aumento do comércio de escravos. Houve relatos de epidemias no século 17, mas os primeiros relatos mais plausíveis de epidemias de dengue são de 1779 e 1780 quando uma epidemia varreu a Ásia, África e a América do Norte. Desde essa época até 1940, as epidemias eram frequentes.
Em 1906, a transmissão pelo mosquito Aedes foi confirmada e em 1907 a dengue foi a segunda doença (depois da febre amarela), que mais foi demonstrada ser causada por um vírus. Novas investigações por John Burton