A DEMOCRACIA LIBERAL
A difícil definição de democracia
Democracia é uma palavra de origem grega – Démokratía – e resulta da junção de dêmos com Kratía. Dêmos significa povo. Kratía tem o sentido de ‘’força, poder’’ e, por extensão, ‘’governo’’, ou seja, democracia seria sinônimo então de governo do povo. Ela é a forma de governo na qual espera que o Estado se responsabilize de interferir na esfera de direitos dos cidadãos e na economia - visto que esta seria dotada de sistemas que auto regulam a sociedade. A democracia liberal foi adotada no final do século XVIII, na França e EUA, após a queda do Absolutismo e Independência, respectivamente. Atualmente, fala-se em um grande aumento dessa democracia liberal, com o Neoliberalismo em oposição ao Estado social.
Heródoto, um pensador Grego, acreditava que, havia a possibilidade de dividir de maneira mais justa o poder e exercer sobre ele um melhor controle a partir do povo. E que a democracia também se associava a adjetivos negativos, porque o povo seria ignorante e sujeito a um comportamento irracional e perigoso.
Aristóteles, um filósofo grego, não considerava o método democrático como uma boa maneira de se governar. Pois, a democracia enquanto governo dos pobres contra os ricos é uma forma ruim de constituição política.
Na opnião de Giovanni Sartori, cientista político Italiano, os governos ditos democráticos nunca incluiram toda a população de um território; sempre existiram exclusões de um ou vários grupos tais como: escravos, menores, mulheres, estrangeiros, trabalhadores etc.
Fica evidente que não é simples definir democracia, pois o sentido que se dá a palavra acaba sempre revestido de uma coloração ideológica, ou seja, traz consigo determinada valoração, expressa, por exemplo, na conotação positiva dada ao indivíduo pelo liberalismo em contraposição ao povo.
O SIGNIFICADO FORMAL DE DEMOCRACIA
Considerando, de um lado, o modo como doutrinas opostas a respeito dos valores fundamentais, doutrinas