A dança e o di
Titulo:
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E A DANÇA
Trabalho de Pesquisa para conclusão do modulo da Disciplina: Esporte e DI
Mogi das Cruzes, 2012.
Universidade Braz Cubas
Titulo:
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E A DANÇA
Mogi das Cruzes, 2012.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E A DANÇA
BREVE HISTÓRICO DA DANÇA
A dança é uma das artes mais antigas criadas pelo homem, desde as cavernas da pré historia é notável através das pinturas a tentativa dos primeiros artistas o homem primitivo dançando instintivamente usando movimentos e gesto desordenado para agradar vitória e celebrar alguma festa, enfim a dançava para realizar a manifestação da vida, ela é comemorada no dia 29 de abril, onde desde 1982 a UNESCO instituiu essa data homenageando o criador do balé moderno Jean Georges Noverre.
A dança como arte de diversão surgiu com o teatro grego que em seu contexto incluía o canto e a pantomima nos seus espetáculos, os gregos foram os primeiros a usar a dança e os gestos para explicar coisas complicadas na historia contada. Já os antigos romanos combinavam musica, danças a e acrobacias com números utilizados em circo para ilustrar a todos os contos e as fabulas populares. O Egito antigo também desde cedo começou a utilizar a dança com o intuito de celebrar aos deuses e de alegrar o seu povo, partindo deste ritual que se desenvolveu os elementos considerados básicos para arte teatral.
O surgimento das danças em grupo se iniciou através dos rituais religiosos, que as pessoas realizavam em agradecimento ou pedindo aos deuses a benção de conceder a chuva ou o sol esses primeiros registros de danças no Egito surgiu há mais de dois mil anos antes de cristo, e algum tempo mais tarde a dança começou a perder seu costume religioso aparecendo na Grécia em virtudes das comemorações aos jogos olímpicos.
No período renascentista as danças voltaram a ter caráter