tarantela
Forma-se um círculo dançante, executado no sentido horário até a música se tornar rápida, quando todos trocam de direção. O ciclo ocorre algumas vezes, eventualmente ficando tão rápido que é muito difícil manter o ritmo. Em geral é conduzida por um cantor central e acompanhada por castanholas e tamborim.
Muito em voga entre os séculos XIV e XV na região da Campania, Itália, seu nome provém de Taranto, cidade da região da Puglia, no sul da Itália.
O nome "Tarantella" deriva da cidade de Taranto, na Itália, onde se acredita que a dança tenha sua origem. O nome da aranha tarântula vem da cidade de Taranto, assim como a coreografia. O nome da dança é baseada em uma antiga crença popular sobre o efeito de uma picada de aranha venenosa. Acreditava-se que quando alguém fosse mordido pela tarântula, a única cura seria dançar para o veneno sair do sistema sanguíneo. Por esta razão, muitos consideram a Tarantella uma cura ou uma dança medicinal. Estudiosos de dança oferecem várias interpretações sobre as origens e significados da Tarantella. Alguns coreógrafos continuam a investigar as origens e usos da Tarantella, e integrá-la em performances contemporâneas.
Duas superstições sobrevivem: em uma delas, a tarantela é vista como manifestação da loucura induzida pela a mordedura da aranha; na outra, é recomendada como antídoto para os efeitos venenosos da mordedura.
A Tarantella é uma dança em que a dançarina eo jogador tambor constantemente tentar ofuscar o outro, dançando mais ou jogar mais rápido que o outro, posteriormente cansar uma pessoa em primeiro lugar.
A primeira dança originada na Apulia região e se espalhou ao lado de toda a parte do Reino das Duas Sicílias . A tarantella napolitana é uma dança de acasalamento realizada por casais cujo "ritmos,