A cultura
Vygotsky realizou diversos estudos sobre o desenvolvimento da aprendizagem do homem; o homem quando interagem com o outro, supera suas condições biológicas que é assumida pela teoria histórico-cultural composta de objetos, instrumentos, ciências, valores, hábitos, lógicas e linguagens.Uma vez que suas investigações contribuem para refletirmos sobre o processo educativos e a pratica pedagógica escolar.
Já o processo de humanização se dá através da interação social entre homem e o desenvolvimento de sua aptidão, bem como as funções intelectuais envolvidas nesse processo, e o conjunto de características e das qualidades humanas expressas pelas habilidades, capacidades e aptidões que ao longo da historia humana foram se formando. Essas qualidades não são adquiridas de forma genética, mas sim pela cultura intelectual e material repassado por várias gerações. É necessário que as novas gerações aprendam a lidar com a nova cultura atual, mas é também necessário a mediação para o desenvolvimento e o relacionamento com o outro para humanizar-se. Sendo assim Vygotsky reconhece que o nosso desenvolvimento esta vinculada a qualidade e à natureza das mediações das quais participamos, como referencia do nível de desenvolvimento da nossa mente, e reforça a importância das mediações para criança desde muito cedo, pois ao dar sentido aos objetos, as experiências os valores, papeis sociais, constrói um individuo próprio para o mundo. O ensino e a educação para Vygotsky tem um papel fundamental por constituírem formas universais de desenvolvimento psíquico do homem , ele mostra que a criança aprende com os exemplos visto ou seja de fora para dentro é que faz as crianças a desenvolver e aprimorar sua aprendizagem.
“ A importância primordial da atividade de estudo está determinada, ademais, porque através dela se mediátiza todo o sistema de relações da criança com os adultos que a circulam, incluindo a comunicação