A CULTURA ESPANHOLA E A INVAS O EM SANTA CATARINA
Mariane Engel e Jéssica Teixeira Dias¹
Cristiane Cauduro Langaro²
RESUMO
Hispano- brasileiro é um cidadão brasileiro que tenha ascendentes espanhóis. Também são consideradas hispano- brasileiras as pessoas nascidas na Espanha mas radicadas no Brasil.
Para o historiador Capistrano de Abreu, afirma que os espanhóis não tiveram nenhuma importância na formação histórica brasileira, ou se tiveram foi menor que os franceses.
IMIGRAÇÃO ESPANHOLA
Em 1777 desembarcaram as forças invasoras espanholas na enseada de Canasvieiras. A tomada da ilha foi tranquila, alguns dias depois foi assinado o termo de capitulação e a entrega da Ilha de Santa Catarina a D. Pedro Cevalles que foi o comandante da expedição.
Já em 1880 a pobreza e o desemprego no campo, foram responsáveis pela imigração espanhola para o Brasil. Com o propósito de tomar conta do Brasil, uma das missões era colonizar o Rio da Prata e também o Porto de São Francisco em Santa Catarina.
A imigração espanhola em Santa Catarina, foi muito pequena, por isso deixou tênues traços na cultura catarinense.
CULTURA E TRADIÇÕES ESPANHOLAS
A cultura espanhola é uma cultura europeia, que teve diversas influências. Tem as suas origens nas cultuas ibérica, celta, celtibera, latina, visigótica, católica romana e islâmica.
A culinária espanhola traz pratos refinados como a Paella, Gazpacho e Puchero. Já a tradição na Espanha se conserva em realizar diversos espetáculos taurinos, tais como os encierros e as corridas de toros, que fazem parte da identidade de numerosas festas populares.
Os espanhóis costumam reprovar roupas curtas ou justas demais, as roupas mais tradicionais das mulheres na Espanha em feriados, casamentos ou festivais religiosos é conhecido como “La Peineta”, é um pente ornamental que muitas vezes segura um longo véu.
A dança flamenca é a parte da cultura espanhola desde o século 16, originária dos ciganos da região Andalucia. Dançarinos de flamenco, são em