ENDIVIDAMENTO DAS FAM LIAS BRASILEIRAS TATIANE
1794 palavras
8 páginas
SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO
4
2- O PROCESSO DE ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS: FACILIDADES DE CRÉDITO, FINANCIAMENTO E CONSUMO.
5
2.2 – A MÍDIA E O INCENTIVO AO CONSUMO
6
2.3 RESULTADOS DAS ABORDAGENS COM COMERCIANTES E GERENTE DE ESTABELECIMENTO BANCÁRIO.
6 e 7
2-4 A EDUCAÇÃO FINANCEIRA UMA POSSÍVEL SOLUÇÃO PARA O ENDIVIDAMENTO.
7 e 8
CONCLUSÃO
9
REFERÊNCIA
10
resumo
O presente documente tem como finalidade a análise e reflexão sobre o endividamento das famílias brasileiras que tem sido uma realidade preocupante.
As causas são várias, porém inicialmente podemos apontar o consumo a prazo sem planejamento e consequentemente o atraso do pagamento das prestações.
Observado que o maior acesso ao crédito tem sido favorável ao crescimento econômico, mas os consumidores precisam se planejar e fugir do cheque especial e evitar entrar no sistema rotativo do cartão de crédito, já que, nessas modalidades, os juros são os mais altos do mercado.
Palavras-chave: Brasil, Consumismo e Endividamento.
1 - INTRODUÇÃO
O corpo textual deste trabalho aborda um tema: Endividamento das famílias brasileiras, o que vem a ser um assunto bastante preocupante para os brasileiros.
O impacto de todo esse endividamento para as famílias estão comentados de forma breve neste documento, onde realizamos algumas considerações e reflexões sobre a facilidade do crédito, a inadimplência e a compra sem planejamento que tem acarretando aos brasileiros dificuldades de honrar seus compromissos.
Verificamos através de pesquisas que o setor que mais esta sentido essa retraída de consumo é o mercado de automóveis que apresenta uma queda de 14% no mês de abril de 2012 em comparação com o mesmo período de 2011. E apesar da redução do IPI, fica claro que o leve aumento do consumo ate a presente data ocasionará inadimplência, uma vez que o planejamento não é uma ferramenta dos brasileiros para