A Cultura Din Mica
DINÂMICA
Tópico 5
COMPONENTES
Lucas Guilherme
João Kleber
Matheus Thierry
Ybsen Costa
João Victor Silva
Weslley Souza
UM POUCO SOBRE O
LIVRO...
Dividido em duas partes, o livro refere-se ao conceito de cultura a partir das manifestações iluministas até os autores contemporâneas, enquanto a segunda procura demonstrar como a cultura parece influenciar o comportamento social e diversificar a humanidade, apesar de sua unidade biológica.
UM POUCO SOBRE O
LIVRO...
O autor busca utilizar, sempre que possível, exemplos referentes à sociedade e às sociedades tribais que compartilham o território brasileiro, o que não impede a utilização de exemplos de autores que trabalham em outras partes do mundo.
CAPA DO LIVRO
TÓPICO 5
A característica do dinamismo da cultura é
tratada no capítulo quinto, tendo como causa principal a capacidade que tem o ser humano de questionar os seus próprios hábitos e modificá-los.
TÓPICO 5
Em outras palavras, a cultura é sempre alterada de forma mais rápida ou mais lenta, dependendo de cada cultura, isto porque o ser humano é capaz de rever SUS princípios e sempre busca uma forma de aperfeiçoá-los ou transformá-los.
TÓPICO 5
O autor ainda alude a dois tipos de mudança cultural: a
interna
(resultante
de
uma
catástrofe, inovação tecnológica ou uma dramática situação de contato); e a resultante do contato de um sistema cultural com um outro.
TÓPICO 5
Ao afirmar que todas as culturas estão sempre em constante mudança, o autor demonstra a importância de se entender tal processo, já que se poderá ser mais tolerável aos novos comportamentos e, além disso, com os comportamentos de outras culturas.
TÓPICO 5
Segundo Laraia, todos os povos tendem a dizer que apenas
a
sua
cultura
é
verdadeira,
esquecendo-se que existem outras tantas culturas de igual veracidade e colocando sua cultura frente a demais, denominando-a superior.
TÓPICO 5
Pois bem, para ele isto é um erro. Todas as culturas, sem exceção,