A crise econômica da zona do euro
A Zona do Euro é um termo utilizado para fazer referência aos Países que utilizam o Euro como moeda comum, é uma uniãomonetária estabelecida dentro da União Européia composta por 17 Estados que fazem parte da Zona do Euro.Nem todos os Países da União Européia utilizam o Euro como moeda oficial. A criação da Zona doEuro foi em 1 de janeiro de 1999.
Países que fazem parte da Zona do Euro.
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Chipre
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estônia
- Finlândia
- França
-Grécia
- República da Irlanda
- Itália
- Luxemburgo
- Malta
- Países Baixos
- Portugal
A Crise da Zona do Euro se deu pelo seguinte motivo;
A indisciplina fiscal e o descontrole das contaspúblicas em países da zona do euro, em particular na Grécia, arrastaram o bloco para uma crise financeira sem precedentes. Os problemas começaram com a crise econômica de 2008, que atingiu o “calcanhar deAquiles” da Zona do Euro. Em uma década de moeda única, não houve uma política fiscal comum que regulasse o mercado, deixando o sistema exposto a especulações de alto risco e endividamento desmedidodos Estados.
O colapso iniciou-se na Grécia, berço da democracia ocidental. O país gastou muito além do que seu orçamento permitia em programas sociais, na folha de pagamento dos servidores públicos,em pensões e outros benefícios. Para pagar as contas, o Estado adquiriu empréstimos junto a instituições bancárias. Após a revelação de que os gregos maquiavam seu nível de endividamento, títulossoberanos de diversos países da zona do euro foram rebaixados pelas agências de risco, e a moeda comum caiu ao nível mais baixo em quatro anos. Para tirar a Grécia do buraco, União Europeia e FMI impõeum duro e impopular plano de austeridade, a que condicionam o socorro financeiro. Os membros da Zona Euro têm de respeitar o Pacto de Estabilidade e Crescimento e manter o seu défice público