A crise de 29
O sistema capitalista originou-se na Europa na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, aproximadamente no séc. XIV. Implantado por uma classe de comerciantes bem sucedidos denominada burguesia, que tinham por finalidade obter lucros através de atividades comerciais.
Através do tempo, o sistema capitalista foi se aperfeiçoando, dando origem a banqueiros e cambistas, motivou as grandes navegações que tinham o intuito de descobrir riquezas fora da Europa, esta que deu origem à descoberta da América. Passou por revoluções na Europa que se industrializava, substituindo o trabalho de homens por máquinas, permitindo maior produção e lucratividade. Sistemas bancários foram implantados para maior controle de organização da distribuição do dinheiro,
Como podemos ver, o sistema capitalista deu origem a diversas passagens da história do ser humano e impulsionou o crescimento da humanidade. Este sistema que é o que vivemos hoje. Apesar dos seus altos e baixos, este sistema se solidificou e hoje é globalmente utilizado, o que permite as parcerias entre os países, que chamamos hoje de globalização.
Uma passagem muito importante sobre a história do capitalismo é o crash de 1929, chamada também de grande depressão, quando a crise do capitalismo assolou o mundo inteiro devido a superprodução e baixa demanda dos Estados Unidos.
2. American way life
Do final do Século XIX ao começo do século XX, a Europa dominava a economia no mundo por meio de suas libras esterlinas. Ela que comandava as decisões econômicas, ditava preços, controlava mercados, afinal, ali estava a principal fonte de capital. Este momento foi ótimo para a Europa, mas já estava no fim. Por conflitos de interesses, a Europa se envolveu num conflito mundial que a devastou e pôs fim a essa época.
Enquanto o clima ficava tenso na Europa, os Estados Unidos estabeleceu parcerias entre os países latino-americanos e já não dependia tanto da Europa.
Quando chegou a guerra, os Estados Unidos