A CRIMINOLOGIA
RESUMO
As questões teóricas e práticas acerca da Criminologia têm sido amplamente discutidas ao longo dos anos, pois se trata de uma ciência que possui um ramo interdisciplinar. Surgida a em meados do século XIX, é uma ciência de grande importância para estudantes de Direito, pois com ela obtém um conhecimento inicial sobre o crime. O presente artigo aborda a Ciência da Criminologia. Nele esta em foco a sua historia, o método usado, o seu objetivo e função desta ciência que é de suma importância.
PALAVRAS-CHAVES: Criminologia – Crime – Criminoso
INTRODUÇÃO
O problema da criminalidade é um mau que constrange de longa data, tirando o sossego, trazendo insegurança e muitos outros aspectos negativos causadores de desagrado e infelicidade a todos aqueles que com ela convivem. O especialista do Direito, almejando bons resultados de suas pesquisas, necessita tomar conhecimento da ciência Criminologia, que, embora pouco divulgada, muito tem a colaborar e esclarecer atitudes, na grande maioria, contestadas e reprovadas pela sociedade. A Criminologia é uma ciência empírica que tem por finalidade o conhecimento de parte da realidade, para que o ser humano possa se beneficiar de tal conhecimento. Deve também a Criminologia permanecer fiel aos Direito Humanos e
O delinqüente, num passando não tão distante, era visto como pervertido, egoísta ou desonesto, necessitando ser punido ou eliminado. Já, no presente, como alguém desajustado, precisando, urgentemente, de tratamento, educação e ressocialização, por estar na situação de vítima da própria sociedade, donde a necessidade de assistência. Por mais que a sociedade esteja bem organizada, o crime sempre estará presente, independentemente de suas proporções.
1. A CIÊNCIA
O crime é um fato antigo como o homem e sempre fascinou e preocupou a humanidade. Neste contexto Bernaldo de Queiroz afirma a respeito do crime e da Criminologia:
Criminologia houve sempre, desde que tenha