A criança e a auto-estima
A auto-estima e o vidro: quão facilmente eles se quebram!
Ajude seu filho a desenvolver uma auto-estima saudável
A auto-estima é tão crucial para uma pessoa como o eixo o é para o bom desempenho da maquinaria. Com muita freqüência a baixa auto-estima é a raiz de uma má comunicação, brigas entre irmãos
incompatibilidades na adolescência e sentimentos de desânimo.
A visão que uma criança tem de si mesma pode exercer um efeito positivo ou negativo em sua vida e relacionamentos. A dádiva de maior valor que os pais podem dar a seus filhos é o amor, a afeição e sentimentos saudáveis de auto-estima. Com quem um adolescente irá se relacionar se vê a si mesmo como um perdedor e fracassado?
Os estudos mostram que aqueles que se consideram "ganhadores" se associam entre si e o mesmo ocorre com os que se consideram perdedores. Cada decisão e escolha feita por uma pessoa é determinada pela auto-estima. As pessoas se associam, vivem e tratam umas com as outras de acordo com a visão que possuem de si mesmas. A auto-estima determina também que profissão e cônjuge que a criança escolherá no futuro. Simplesmente ela influencia cada decisão feita.
O que é auto-estima?
Não é aquilo que se vê, mas aquilo que se pensa daquilo que se vê.Noventa por cento dos sentimentos de auto-estima de uma pessoa está em sua mente. Todos conhecem pessoas inte-ligentes que se queixam: "Sou um idiota. Não consigo fazer isso". Algumas vezes pessoas bonitas reclamam de sua aparência feia. Embora não tenham fracassado, não sejam idiotas ou feios, possuem esse sentimento interior. Uma vez que esses sentimentos impregnam o ser da pessoa é muito difícil removê-los.
Como surgem esses sentimentos em nós?
• Uma pessoa desenvolve a auto-estima positiva ou negativa por suas experiências.
• A forma como a mãe e o pai interagem com o filho desde o início de sua existência determinará em grande medida a aprovação que a criança faz de si mesma.
• As