Fichamento do livro acredito em ti
O título deste livro [...] baseia em um convencimento de que, para favorecer a construção de uma auto-estima positiva nas crianças, é necessário passar-lhes uma mensagem muito forte: que se confia nelas. (pag 7)
Quando a sociedade e os adultos tiverem falhado em relação a uma criança, quando ela não teve uma família nutritiva, quando ela foi abandonada e/ou lhe falta o escudo protetor de uma família estável, é nesse momento que o ambiente escolar é mais significativo, a fim de que a criança encontre um lugar onde possa sentir-se importante, querida e valiosa para outros. (pág 12)
A auto-estima, entendida como “a soma de juízos que uma pessoa tem de si mesma, quer dizer, aquilo que a pessoa diz a si mesma sobre si mesma”. [...] está profundamente vinculada ao sentir-se querido (a) e importante para outros e para si mesmo. (pág 15).
As bases da auto-estima estão na educação recebida estão na educação recebida na infância. (pág 15)
O conceito de si mesmo está na base da auto-estima, uma vez que nenhuma definição pessoal é neutra, mas implica um autovalorizar-se, seja positivo ou negativo.(pag17)
O conceito de si mesmo é muito influenciado pelas experiências significativas que tenha o sujeito. (pag17)
A figura do professor e sua maneira de se relacionar com os alunos são decisivas para a auto-estima. A auto-estima das crianças influi significamente, em sua conduta e em sua relação com os professores. (pág 18)
A auto-estima é importante, uma vez que, se as pessoas não amam a si mesmas, dificilmente poderão ser felizes e fazer os outros felizes. (pág 19)
A auto-estima inclui o sentimento do próprio valor, de ser querido e apreciado por si mesmo e pelos outros. Por isso, o primeiro passo para trabalhar a auto-estima é se conhecer e apreciar. (pág 19)
No ambiente educativo, as sanções devem ser usadas com muita cautela, uma vez que têm