A criança sob a ótica de vários autores
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
NUCLEO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MODALIDADE A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: Pedagogia da Infância I
ORIENTADORA: CELMA
ATIVIDADE
JULIANE RIBEIRO TELES
ALTO ARAGUAIA – MT
SETEMBRO/2013
Nesse trabalho iremos abordar a Educação baseada em autores que retratam esse assunto do ponto de vista da criança, ou seja, a criança é o foco principal desses estudos.
Autores
Concepção de criança
Contexto histórico e cultural
Contribuição para a educação da criança
Organização didático-pedagógica (organização metodológica, dos espaços educativos e utilização de materiais didáticos)
Comenius
Para esse autor a criança devia ser responsabilidade da família, pois é no lar que a mesma devia receber todos os ensinamentos necessários para uma boa Educação que iria levar para a vida toda.
Como era o maior percussor da Educação, este alertou para precisão de não separar a Educação da política e da religião. Outro marco foi a publicação da obra “Didática Magna” que continha suas principais idéias sobre Educação.
Foi idealizador da questão que colocava a família como responsável pela Educação dos filhos ate os sete anos, pois antes desse autor, a família não tinha a responsabilidade de educar os filhos e dar-lhes os primeiros ensinamentos.
Idealizador das metodologias chamadas de ativas que tinha como preocupação favorecer as crianças um conhecimento cientifico, de forma prazerosa e dinâmica. Esse autor organizou sua obra em quatro períodos: a infância, que estava no plano da instituição educativa; a puerícia, no plano da Língua Nacional, a adolescência, no plano de Língua Latina, e a juventude, no plano da Universidade.
Rousseau
Para esse autor a criança era um ser que devia viver em seu próprio mundo, longe das cobranças dos adultos, os quais estes deveriam compreender suas necessidades. Dessa