Matemática comercial
MAÍRA NOGUEIRA SOARES (119501)
Atual crise financeira e seus reflexos
BELO HORIZONTE
2009
A crise de 1929 foi o colapso temporário do capitalismo que ocorreu no dia 24 de outubro de 1929, foi quando o socialismo se consolidou mundialmente. Neste dia a bolsa de valores de Nova York despencou, fazendo com que todos no mundo inteiro perdessem milhões de dólares. A queda da Bolsa de Valores de Nova York repercutiu na maioria dos países capitalistas, o comércio internacional teve uma redução de 25% e a produção industrial teve uma queda de aproximadamente 39%. O Brasil foi um dos países afetados com a crise, o café era o principal produto de exportação brasileiro, e os Estados Unidos, o principal comprador e com a crise eles diminuíram consideravelmente suas compras de café. Para reverter à crise, o democrata Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, adotou uma série de medidas socioeconômicas, que ficou conhecida como New Deal.
Depois de quase 80 anos da crise os Estados Unidos vem sofrendo uma enorme crise financeira perdendo apenas para a Bolsa de Valores de 1929. Crise dos Subprimes, esse é o nome da nova crise financeira dos Estados Unidos.
Tudo começou em meados de 2001 e 2002 quando o mercado imobiliário dos Estados Unidos entrou em expansão. Compravam-se imóveis baratos, revendia-se mais caro e tudo isso era feito com o dinheiro de empréstimos. Os juros do financiamento imobiliário chegaram a ficar fixado em torno de 2% ao ano, tornando o imóvel acessível à população de baixa renda.
O sistema financeiro emprestava de modo generalizado, para dezenas de milhares de pessoas que compravam suas casas, mas não tinham condições sólidas de pagamento. As pessoas pegavam empréstimos nos bancos e eles ganhavam no pagamento dos juros.
O mercado imobiliário ficou aquecido e o Fed (Banco Central dos Estados Unidos), passou a se preocupar