A voz do coração
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS, SAÚDE, EXATAS E JURÍDICAS DE TERESINA.
ANA CARLA
ANA VILMA
DÉBORA
GISELLE
GLAUCIANE
LOUISE
MARINA
ROBERTA BERTÉ
ANÁLISE DO FILME: A VOZ DO CORAÇÃO SOB A ÓTICA DE
MICHEL FOUCAULT
TERESINA,
2012.
ANA CARLA
ANA VILMA
DÉBORA
GISELLE
GLAUCIANE
LOUISE
MARINA
ROBERTA BERTÉ
ANÁLISE DO FILME: A VOZ DO CORAÇÃO SOB A ÓTICA DE
MICHEL FOUCAULT
Trabalho complementar apresentado à disciplina de Sociologia Jurídica, como obtenção de conceito parcial, referente a 3ª avaliação do semestre, do curso de Bacharelado em Direito, CEUT.
TERESINA,
2012.
1.0 Panoptismo: vigilância, controle e correção
O panoptismo é uma forma de poder que se baseia em vigilância individual e contínua, em punição, recompensa e em correção.
Antigamente, o problema da arquitetura de vigilância era proporcionar espetáculo para o maior número de pessoas possível, e a partir do início do sec XIX, passa a ser o de vigiar, de controlar as pessoas, através da construção de locais que pudessem favorecer a visão de um procurador.
Em seu código de Instrução Criminal, Treilhard afirma que o papel do procurador é completamente novo, não mais de perseguir os infratores, apenas, mas o de vigiar os indivíduos antes mesmo que ocorra a infração. Segundo o autor:
O procurador não é apenas o agente da lei que age quando esta é violada; o procurador é antes de tudo um olhar, um olho perpetuamente aberto sobre a população. O olho do procurador deve transmitir as informações ao olho do Procurador Geral que, por sua vez, as transmite ao grande olho da vigilância que era, na época, o Ministro da Poliícia. Este último transmite as informações ao olho daquele que se encontra no ponto mais alto da sociedade, o