A Voz do Coração
RESUMO
O filme a Voz do Coração (Les Choristes, França, 2004), retrata a vida de crianças e adolescentes franceses em situação de risco na década de 1940, colocados em uma instituição no modelo de internato dirigido por um professor inflexível (François Berléand). Com a chegada de um novo inspetor (Gérard Jugnot) e suas ideias modernas sobre a arte e o dever de educar, o internato, antes marcado pela desordem e insatisfação dos que ali residiam, se tornou um ambiente tranquilo e acolhedor, proporcionando aos internos melhores condições de vida e de habitação. Utilizando como plano de fundo os acontecimentos narrados pelo filme, este trabalho visa realizar uma abordagem das condições a que estavam e estão submetidas as crianças e adolescentes brasileiros, com ênfase na antiga doutrina da situação irregular de menores até a recente política de proteção integral à criança e ao adolescente.
PALAVRAS CHAVE: A voz do coração; criança; adolescente; situação irregular; proteção integral; ECA.
ABSTRACT
1. INTRODUÇÃO
O filme A Voz do Coração (Les Choristes, França, 2004), de forma singela e informal, chama a atenção para o tratamento destinado a crianças e adolescentes em situação de risco na década de 1940, no interior da França. Logo no início, fica cristalino o tipo de tratamento delegado às crianças e adolescentes da época somente pelo nome que se dá ao internato onde se passa o filme: Fond de L’etang - O Fundo do Poço. Esse local, dirigido por um impiedoso e desonesto Diretor, acolhia meninos órfãos ou considerados delinquentes e, de forma simulada, passava para a sociedade as características de uma instituição séria e comprometida com a educação e recuperação dos seus internos.
Contudo, a chegada de um novo inspetor ao local (Gérard Jugnot) descortina a verdadeira rotina do internato, tornando evidente os maus tratos e o descompromisso do