a voz do coração
A VOZ DO CORAÇÃO: Resumo do filme.
Esta atividade foi realizada no curso de Pedagogia/Letras, 1º período, na turma “A”, sob a orientação do professor Marcelo, com pré requisito de avaliação na disciplina.
O que pode ser percebido nitidamente em um dos protagonistas, se não, o personagem principal da história (o inspetor, ou professor, como chamamos atualmente), é o fato de sua grande compaixão ter marcado tantas vidas positivamente. Presumo que essa tenha sido a sua característica principal, mas que não anula outras tais como: paixão pelo que fazia, amor pelos alunos, comprometimento, devoção, paciência e acreditar piamente no futuro de seus alunos.
O filme é tão emocionante que nos leva á outra dimensão, nos leva a viver cada personagem, cada cena, como se fossemos nós mesmos. É muito lindo ver pessoas que se dedicam para que os outros alcancem sucesso, para que sejam vencedores. Posso ver isso claramente na vida de um professor, pois é exatamente assim que ele deve ser.
Observando a vida daqueles que eram “educados”, percebemos quantos conflitos existiam ali, um panorama de diversidade e ao mesmo tempo dependência mútua. Eram menores e alguns deles adolescentes com faixa etária entre 04 a 16 anos aparentemente, mas a situação era a mesma: todos problemáticos. Imagino como seria difícil ver isso nos dias de hoje. Muitos ainda tinham os pais, mas muitos sofriam de grande carência afetiva, tanto que o nome do internato era bem propício FOND DE L’ETANC, ou seja, fundo do poço.
Por isso os educadores nos dias de hoje, devem repensar atitudes, dentro de sala de aula, devem ser éticos, profissionais, mas não só isso também, eles devem colocar uma dose de “coração”, pois irão encontrar, crianças que já foram violentadas de alguma forma, adolescentes rebeldes por não ter quem os escute, famílias problemáticas que não tem nenhum tipo de