A credibilidade das ruas
ALUNO:
CPD: 14208
TRABALHO DE
FUNDAMENTOS
DE
CONTABILIDADE
BACABAL-MA 2012
A Contabilidade, na sua condição de ciência social, cujo objeto é o patrimônio, busca, por meio da apreensão, da quantificação, da classificação, do registro, da eventual sumarização, da demonstração, da análise e relato das mutações sofridas pelo patrimônio da entidade particularizada, a geração de informações quantitativas e qualitativas sobre ela, expressas tanto em termos físicos, quanto monetários.” (NBC T 1, do Conselho Federal de Contabilidade - CFC). Em sua opinião, por que a Contabilidade é considerada uma ciência social? Conceitue Patrimônio, Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
A Contabilidade possui objeto próprio - o Patrimônio das Entidades - e consiste em conhecimentos obtidos por metodologia racional, com as condições de generalidade, certeza e busca das causas, em nível qualitativo semelhante às demais ciências sociais. A Resolução alicerça-se na premissa de que a Contabilidade é uma ciência social com plena fundamentação epistemológica. Por conseqüência, todas as demais classificações - método, conjunto de procedimentos, técnica, sistema, arte, para citarmos as mais correntes - referem-se a simples facetas ou aspectos da Contabilidade, usualmente concernentes à sua aplicação prática, na solução de questões concretas." Além disso, o Contador hoje é muito mais administrador e consultor empresarial do que simplesmente um analista de dados econômicos e financeiros. No balanço patrimonial se insere com cada vez mais força o Capital Intelectual.
Então, a subjetividade da moderna Contabilidade é o que justifica seu encaxe como ciência social.
ATIVO. Em contabilidade, ativo é considerado um termo básico para expressar o conjunto de Bens, Valores, Créditos, Direitos e assemelhados, que possam formar o patrimônio de uma pessoa.Sendo assim, o ativo em uma empresa deve