A Corte no Brasil
As jornalistas Sandra Moreyra e Monica Sanches reconstituem, em 12 episódios, a história da fuga de D. João VI de Portugal e a chegada da corte ao Brasil. Gravado em 4 países, apresenta uma visão cuidadosa e detalhada da vinda da família real para o Rio de Janeiro. Os episódios que merecem destaque são: ''Arte e ciencia - reino do saber'' e ''Templo dos livros e das musicas'', que focalizam as transformacoes do cenário cultural brasileiro na época.
Amélia
Ana Carolina
Brasil, 2000
A atriz francesa Sarah Bernhardt, teria se encantado com a poesia de Goncalves Dias e imagina-se que teria feito dela uma apresentacão cenica quando voltou a Paris. Em um momento importante do cinema nacional, o filme agradou à crítica e quase não foi exibido nas salas comerciais do nosso país. Oportunidade de visitar a poesia do principal nome da primeira geracão romantica nacional em filme de uma das mais aclamadas diretoras do cinema contemporaneo.
Carlota Joaquina, Princesa do Brasil
Carla Camurati
Brasil, 1995 De modo comico e algo ironico, o filme se trata da chegada da família real ao Brasil, fugindo das Guerras Napoleonicas, em 1807. Trata-se de um interessante panorama político do Brasil pré-independente.
Brincando nos campos do Senhor
Hector Babenco
EUA, 1991
Filme que reúne uma série de características que ilustram ou servem de contraponto ao indianismo e ao nacionalismo presentes na primeira geracão romantica brasileira. Além de expor a cultura indígena, promove um desfile de imagens do ambiente amazonico onde se dão conflitos de interesses economicos.
Missionários estrangeiros, políticos, coronéis, garimpeiros e indígenas dividem o espaco bastante degradado, seja pela desigualdade social, seja pelas doencas impostas pelos brancos ao despreparado sistema imunológico de nossos primeiros