A corrupção
Corrupção, iniciado sempre por outro crime menor, nomeadamente falsidade, abuso de poder, abandono de funções, denegação de justiça (…), e cujo objetivo é, gestualmente, verbalmente ou sem respostas, intimidar, consentir, aguardar, aceitar, solicitar ou prometer uma vantagem patrimonial ou não-patrimonial indevida, para si ou para terceiro. O ato, se for habitual e continuado, se traduz em prejuízo grave para a economia e, em sequência, cria uma crise ao desestruturar a função utilidade ou a economia do investimento, que assegurariam a igualdade.
* Corrupção na política; * Prejuízo que nossa cidade tem com a corrupção; * Corrupção nas escolas públicas; * Corrupção em nosso dia a dia.
A corrupção política esta se tornando uma coisa comum hoje em dia, o uso das competências legisladas por funcionários do governo para fins privados ilegítimos. As formas de corrupção são vários, entre eles o suborno, a extorsão, o clientelismo entre outros, com isso a corrupção pode facilitar os negócios criminosos como o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e até tráfico de seres humanos, ela não restringe a essas atividades. As atividades que constituem corrupção diferem por país ou jurisdição. Por exemplo, certas práticas de financiamento político que são legais em um lugar podem ser ilegais em outro. Em alguns casos, funcionários do governo ter poderes amplos ou mal definidos, o que torna difícil distinguir entre as ações legais e as ilegais. Em todo o mundo, calcula-se que a corrupção envolva mais de 1 trilhão de dólares por ano. Um estado de corrupção política desenfreada é conhecido como uma cleptocracia, o que literalmente significa “governado por ladrões”. As pessoas que obtém poder político tendem a usa-lo em benefício próprio. Mesmo que as pessoas e as normas de sociedade não permitam, há uma tendência a surgir a corrupção. O poder político, mesmo não sendo absoluto, tende a corromper. Com a corrupção, nossa cidade tem um prejuízo