A corrupção no Brasil
O referente trabalho trata da corrupção no Brasil, onde a pesquisa realizada busca apontar suas causas, consequências e possíveis soluções para acabar com tais mazelas.
A corrupção esta arraigada no Brasil desde longa data. As notícias se repetem, a corrupção sempre foi tema de debates o que muda é apenas o tempo, época histórica. Este fato que se torna cada vez mais evidente principalmente nesta década, onde a corrupção tem aumentado de forma alarmante, devido a sua impunidade.
2. DESENVOLVIMENTO
Não existe assunto mais polêmico que mais aflinge principalmente a nós brasileiros neste momento do que a corrupção em nosso país, não se fala em outra coisa a não ser a palavra “Corrupção” que de acordo com o tempo ou a sociedade em que se vive possui denotação ou significados diferentes. Plácido e Silva (2012, p.183) conceitua corrupção da seguinte forma:
“Derivado do latim curruptio, de corrumpere (deitar a perder, estragar, destruir, corromper), etimologicamente possui o sentido de ação de depravar (corrupção de menores), de destruir ou adulterar (corrupção de alimentos).
Seja no primeiro ou no segundo caso, se a corrupção se mostra ação culposa, isto é, se se promove com o ânimo ou intenção dolosa, constitui crime qualificado e punível pela lei penal (Código Penal, arts. 271, 272 e 218). [...]”
Baseando-se neste conceito, podemos dizer que há diversos meios, desde comprar produtos falsificados, pagamento de suborno ao policial numa blitz ou ao comprar o lugar de outra pessoa em uma fila à Administração Pública Federal, Estadual ou Municipal ao receber/pagar a um servidor público para obter qualquer tipo de vantagem, enfim, existem diversas maneiras de percebê-la, muitas delas tão simples que ao cometer a pessoa não acha que está praticando um crime, já que se tornou algo “normal” para ela.
Não consegui encontrar relatos concretos de quando especificamente surgiu a corrupção. Alguns autores apontam a história Bíblica de Adão e Eva que