A corrupção no Brasil
A corrupção é um crime no qual é utilizado para conseguir vantagens favorecendo seus interesses e prejudicando outros. O corrupto faz uso de dinheiro público em função de seu próprio interesse.
Corrupção não cabe apenas para quem promove a ação ilícita, mas também para quem concorda, solicita e aceita recursos financeiros para obter determinada vantagem.
Toda ação da qual promove vantagem que prejudique outros é uma corrupção. Até mesmo quando não devolvemos um troco errado no supermercado.
A corrupção está presente em todo lugar e com mais evidência em países de terceiro mundo. Não existe país sem corrupção, mas nos países mais desenvolvidos a corrupção é menor pois a população é mais esclarecida e conhecem seus direitos.
Os corruptos do legislativo, executivo e judiciário são denominados traficantes de influência, aqueles que usam da posição do cargo para obter vantagens. Eles sacrificam os mais desfavorecidos, desviando recursos da saúde, educação, infraestrutura, etc. para bens particulares.
A corrupção de um governo se torna mais fácil e mais influenciada quando não há transparência em sua administração.
Como e porque o estado se corrompe
O Estado tem como função o bem comum para a sociedade e percebe-se que o estado é corrompido pela corrupção, mas como explicar a corrupção?
Quando se fala em corrupção, é como se falasse em traição, imoralidade, corrupção entre governantes e governados etc. A corrupção se deve a desordem institucional, moral, econômica e a desigualdade.
A desordem institucional se dá nos casos onde a estrutura sócio-politica desatualizada não pode mais atender as demandas da sociedade dinâmica que se formou, pois os valores e expectativas dos cidadãos mudam radicalmente; a desordem moral que se revela no colapso das disciplinas morais tradicionais indesejáveis (ou seja, indivíduos sem autodisciplina ou altruísmo fazendo exigências, descabidas à sociedade); e por fim, também, e esta é a principal causa,