A corrupção na política, causas e consequências
O objetivo deste trabalho é estimular as reflexões do homem público, entender e compreender melhor o problema da corrupção na política. Realizando uma análise a cerca de suas causas e conseqüências.
2. DESENVOLVIMENTO:
O Brasil é uma república federal presidencialista, de regime democrático. É uma democracia representativa porque o povo dificilmente exerce sua soberania, apenas elegendo o chefe do poder executivo e os seus representantes nos órgãos legislativos, como também diretamente, mediante plebiscito. Isso acontece raramente, o que não caracteriza uma democracia representativa. Política é a habilidade para tratar das relações humanas com o objetivo de obter os resultados desejados. Em outras palavras, é a forma como os seres humanos se organizam e como o poder é distribuído entre eles.
.Há vários sistemas políticos, vejamos dois exemplos:
Democracia : Sistema de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com o povo. Regime de governo que se caracteriza pela liberdade do ato eleitoral, pela divisão dos poderes e pelo controle da autoridade.
Totalitarismo : Significa ausência de formas democráticas de participação política, sistema de partido único, que exerce o poder, extinguindo todos os outros partidos ou facções; cerceamento das liberdades individuais e coletivas; controle da vida pessoal dos indivíduos pela polícia política; mobilização constante da população em torno das campanhas de propaganda e slogans do regime. Tendo em vista todas essas formas, como já sabemos o Brasil é um país democrático. A implantação da República no Brasil não foi fruto de um processo revolucionário em que os grupos populares tenham participado ativamente. Houve, sim, uma espécie de reacomodação entre os grupos dominantes, ou seja, proprietários de terras e/ou comerciantes e industriais, em torno das instituições