Projeto caracterização da cadeia produtiva da mandioca
Através de um pequeno estudo de pesquisa sobre as potencialidades do município de Araçuaí – MG e dados socioeconômicos encontrados demonstram que o Município tem um grande potencial para desenvolver projetos ligados ao setor da Agricultura. Nossa intenção, não é apenas mostrar um projeto voltado para as empresas terceirizadas de serviços, mas deixar, em aberto, a possibilidade de se criar vários projetos que visem o crescimento regional, utilizando-se as pequenas e médias empresas como um instrumento desse processo. A utilização dessas empresas seria através de associações, prática adotada em alguns projetos, já em andamento, tornando-as mais fortes e com maior poder de negociação frente às grandes organizações. As atividades econômicas devem se voltar para a qualidade de vida, a qualidade de mão-de-obra, dispor mais empregos, melhoria de distribuição de renda e acesso da sociedade à infra-estrutura governamental e tecnologias disponíveis, pois tudo isso é a razão de ser do desenvolvimento local.
Atividade: Agricultura – Caracterização da Cadeia produtiva da mandioca
Abrangência/ Importância
Analisando aspectos do Valor da Produção, dentre os produtos cultivados no Município de Araçuaí, a mandioca é preponderante na determinação do valor da produção. Sendo assim, há uma viabilidade de investimento na produção da cadeia de mandioca com objetivo de superar a pobreza do meio rural por meio do desenvolvimento equilibrado no território rural, da melhoria da qualidade de vida e da garantia de direitos e cidadania entre outras ações.
O projeto trará um modelo de gestão que permitirá melhor aplicação dos recursos públicos, ao integrar ações da política agrícola entre si e dessa com ações de educação, saúde, infra-estrutura e cultura, entre outras.
O objetivo é garantir um apoio do estado, promovendo acesso à cidadania e direitos às famílias, ao mesmo tempo em que financia e apóia atividades de geração de renda. O efeito esperado é de uma