Trabalhos
O Mercado da navegação, na visão dos armadores, permeia quatro mercados distintos: ✓ O mercado da compra de novos navios; ✓ O mercado de fretamento e afretamento e suas flutuações em relação aos acordos de fretes; ✓ O mercado da compra e venda de embarcações como forma de adaptação às exigências do mercado da indústria do shipping; ✓ O mercado do desmanche das embarcações, onde uma embarcação é retirada, deixando de operar em qualquer mercado, definitivamente. ✓
A importância em estudar esses quatro mercados está no fato de entender como os armadores gerenciam suas atividades e como elas influenciam e são influenciadas na demanda de carga e oferta de transporte.
O mercado, como definido por Jevons, ainda é válido e pode ser utilizado em sua essência. A tecnologia e a facilidade de comunicação mudaram a forma, passando do contato físico e público para a não distinção de localidade e a aproximação via meios de comunicação.
Um mesmo armador atua nos quatro mercados, tornando suas atividades correlatas, podendo movimentar o fluxo de caixa dentro ou para fora do próprio ciclo.
No ciclo do mercado, há o de frete, que é a principal forma do armador obter seu fluxo de caixa e ganhos dentro dos três setores: o frete marítimo, propriamente dito, ou tarifas de acordos; o frete por viagem, onde o navio é afretado para determinado tráfego e carga; e, finalmente, o frete por tempo, onde a embarcação estará à disposição do afretador por um período de tempo pré-determinado.
O mercado de compra e venda de embarcações, apesar de na compra e venda haver o dispêndio do capital, o valor negociado ficará no próprio ciclo do shipping, não migrando para outros setores da economia. Na compra de novas embarcações, mercado dos estaleiros, os recursos do shipping irão para outro segmento, ao contrário do que ocorre na compra e venda de navios.
O mercado da demolição é praticado, basicamente, por duas