A corrente elétrica
A corrente elétrica
Disciplina: Física – Professor(a): Clóvis Vieira de Castro
Alunos: Gabriel Lázaro dos Santos N°13 Jennifer Cristina Colman Peralta N°18 Luciana dos Santos Duarte N°35 Lucymara A. Roman da Silva N°36
3° Ano “A”
Porto Murtinho/MS
Setembro/2014
Sumário
Introdução ----------------------------------------------------------- 03
Desenvolvimento --------------------------------------------------- 04
Conclusão ----------------------------------------------------------- 11
Bibliografia --------------------------------------------------------- 12
Introdução
Vejamos primeiro o conceito de corrente elétrica. Alguns equipamentos elétricos, que chamamos de geradores de eletricidade, como as pilhas e as baterias, apresentam duas regiões que chamamos de polos. Um polo de maior potencial (+) e um polo de menor potencial (-), existindo então uma diferença de potencial.
Nos condutores de eletricidade, os elétrons da última camada, elétrons livres, estão fracamente ligados ao núcleo. Desta forma, quando conectamos um fio condutor a uma bateria (gerador), os elétrons livres iniciam um movimento através do condutor - indo do polo de menor potencial (-) para o de maior potencial (+).
A corrente elétrica
A corrente elétrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica, ou também, é o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades. Tal deslocamento procura restabelecer o equilíbrio desfeito pela ação de um campo elétrico ou outros meios (reação química, atrito, luz, etc.)
Sabe-se que, microscopicamente, as cargas livres estão em movimento aleatório devido à agitação térmica. Apesar desse movimento desordenado, ao estabelecermos um campo elétrico na