A cor Púrpura
A origem do Planeta Terra está ligada intrinsecamente à formação do Sol, dos demais planetas do Sistema Solar e de todas as estrelas a partir de nuvens de gás e poeira interestelar. A tendência das partículas constituintes dessas nuvens, principalmente de H e He, é de se aproximarem e se compactarem. Esse processo demora milhões de anos, mas sua continuidade vai formando uma região muito densa e de temperatura extremamente alta. Quando a temperatura atinge valores de alguns milhões de graus Celsius, têm início as relações nucleares, em que átomos leves se fundem originando átomos mais pesados e uma enorme quantidade de energia.
Tendo no centro o Sol, nebulosas gasosas se condensaram e deram origem a planetas de vários tamanhos. Os planetas relativamente pequenos, como o nosso planeta, continuaram colidindo e incorporando planetas menores, desenvolvendo planetas cada vez maiores. Existe a teoria de que a Lua, que gira em torno da Terra, teria se originado do choque entre planetas do tamanho do planeta Marte, há 4,5 bilhões de anos.
Ao girar em torno da Terra, a Lua produz, pelo efeito de sua força gravitacional, o fenômeno das marés nos oceanos do nosso planeta. pode-se pensar até que a Lua funcione também como escudo, protegendo a Terra contra o impacto de muitos meteoritos.
Se o corpo celeste que deu origem à Lua fosse um pouco maior, é provável que a Terra tivesse desaparecido, pois acredita-se que, quando os planetas ainda estavam em formação, colidiam mutuamente com freqüência 100 milhões de vezes superior à atual. As colisões interplanetárias da época eram numerosas e envolviam a própria sobrevivência. Nessa incrível e dura batalha, por um feliz acaso, a Terra “sobreviveu”.
A Origem dos Seres Vivos.
Há mais ou menos 4,6 bilhões de anos, suposta época que o planeta Terra se formou em consequência da condensação (fusão) de partículas oriundas de uma grande explosão no cosmo (Big Bang), estaria a Terra sob fortes condições de